quinta-feira, 7 de maio de 2009

Sentar ao lado de um negro?

Uma mulher branca, de aproximadamente 50 anos, chegou ao seu lugar na classe econômica e viu que estava ao lado de um passageiro negro. Visivelmente perturbada, chamou a comissária de bordo
'Qual o problema, senhora'?, pergunta uma comissária.
'Não está vendo? - respondeu a senhora 'vocês me colocaram ao lado de um negro. Não posso ficar aqui. Você precisa me dar outra cadeira'.
'Por favor, acalme-se - disse a aeromoça - infelizmente, todos os lugares estão ocupados. Porém, vou ver se ainda temos algum disponível'.
A comissária se afasta e volta alguns minutos depois.
'Senhora, como eu disse, não há nenhum outro lugar livre. Falei com o comandante e ele confirmou que não temos mais nenhum lugar nem mesmo na classe econômica. Temos apenas um lugar na primeira classe'.
E antes que a mulher fizesse algum comentário, a comissária continua:
'Veja, é incomum que a nossa companhia permita à um passageiro da classe econômica se assentar na primeira classe. Porém, tendo em vista as circunstâncias, o comandante pensa que seria escandaloso obrigar um passageiro a viajar ao lado de uma pessoa desagradável'.
E, dirigindo-se ao senhor negro, a comissária prosseguiu:
'Portanto, senhor, caso queira, por favor, pegue a sua bagagem de mão, pois reservamos para o senhor um lugar na primeira classe...'
E todos os passageiros próximos, que, estupefactos, assistiam à cena, começaram a aplaudir, alguns de pé.

O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.



Agora me responda, você acha certo um tipo de atitude dessa?
O que diferencia uma pessoa da outra não é a cor, e sim o carater a qual ela tem.
Antes de criar qualquer tipo de inconveniência, pare e pense se isso é certo. Será que vale mesmo a pena pronunciar uma palavra de ofensa a qualquer tipo de pessoa, só porque ele não caiu bem aos seus olhos?
Quando Deus criou as pessoas, ele não as colocou em lados de riqueza e nem de pobreza. Muito menos em de beleza ou feiura, ele se quer separou os pobres dos ricos... Para Ele nada disso importa. Todas as pessoas são iguais, fazem tudo da mesma forma e respiram do mesmo jeito.
Eu sou branca, dos cabelos claros e tenho uma vida muito boa, mas isso não me torna melhor do que um negro dos cabelos escuros e que mora em pequena casa localizada perto de um rio. Nossas vidas simplesmente podem ter sido trocadas, mas e daí? Quem liga?

IGUALDADE A CIMA DE QUALQUER COISA.

Nenhum comentário: